twitter


PROJETOS DESENVOLVIDOS NO SEMESTRE







SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AVANIR TENÓRIO RAMOS





PROJETO CARTAS E AMIZADE





MARABÁ

2010



JUSTIFICATIVA:



Tendo em vista a necessidade de apoio e incentivo às relações humanas e o aprimoramento da oralidade, da leitura e da escrita, propôs-se uma maneira envolvente de desenvolver essas habilidades, através da produção e troca de correspondências entre os alunos das turmas ou/das escolas envolvidas no projeto..



OBJETIVO GERAL:





Proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita, bem como favorecer relacionamentos saudáveis entre os alunos.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Propiciar ao aluno condições de:

Resgatar o hábito pela comunicação através de cartas, antes, realizadas pelos pais e/ou avós;

Conhecer e identificar os diferentes gêneros textuais (narrativo, descritivo, dissertativo, misto e carta de leitor);

Produzir textos de diferentes gêneros textuais;

Analisar o próprio texto produzido;

Conhecer e redigir os vários modelos de correspondências;

Ter acesso ao mundo da informação (internet);

Se comunicar produzindo e enviando cartas e e-mails;

Estabelecer relacionamentos de amizade através de cartas e e-mails;

Aplicar o uso correto da ortografia nas suas produções escritas;

Desenvolver a oralidade;

Ler e produzir poesias com o tema Carta.





ALVO:

Alunos do 1º ano do 2º ciclo turma A e B.

DURAÇÃO:

Quatro meses.

CULMINÂNCIA:

Junho



METODOLOGIA:



Conhecer histórias sobre correspondências / cartas contadas por seus pais ou avós;

Exposição, leitura e discussão sobre os diferentes gêneros textuais: descrição, narração e dissertação;

Leitura de textos descritivos, narrativos, dissertativos e mistos, identificando os seus gêneros;

Aprendendo a descrever um ambiente;

Narrando e descrevendo em um texto;

Aula do Bilhete: Os alunos trocarão bilhetes à vontade na aula. Nessa aula a comunicação aconteceu somente por meio da escrita;

Aula do Silêncio: Os alunos sentados em duplas irão dialogarão somente por meio de bilhetes;

Leitura do poema Cartas de e produção de poesias sobre o tema;

Correspondência: serra estudado com eles os tipos de correspondência;

Carta: Os alunos serão habilitados para a produção de cartas descritivas, onde eles se descreverão física e psicologicamente; narrativas, onde compartilharão fatos Interessantes de sua vida e dissertativas onde compartilharão suas idéias a respeito de determinado assunto;

Filmagem: Os alunos serão mostrados aos colegas desconhecidos sem identificar os seus nomes;

Durante o processo de estudo prático sobre produção de cartas, será realizada a tão esperada comunicação via carta entre os alunos da Escola Avanir Tenório do 1º com os do 2º turno, ou de outra escola a ser escolhida para ser parceira deste trabalho;

A comunicação acontecerá inicialmente por meio de cartas, depois, através, filmagem dos alunos e por último acontecerá o encontro;

Serão escolhidos seis alunos das turmas envolvidas para serem os carteiros que juntamente com a professora, irão na turma ou escola parceira entregar as cartas respectivamente;



Encontro da Amizade:



O encerramento será um encontro realizado numa tarde ou manhã de muita alegria e expectativas, onde todos conhecerão pessoalmente os seus amigos correspondentes;

Cada aluno deverá levar uma lembrancinha para o seu amigo.

Os professores envolvidos e coordenações das respectivas escolas juntamente com os alunos organizarão uma programação com homenagens e brincadeiras e lanche, a fim de envolver e entrosar a todos.



RESULTADOS ESPERADOS



Este projeto conta com o apoio das (duas) Escolas e a participação em massa dos alunos envolvidos.

Como resultados poderão observar nível de interesse dos alunos em escrever corretamente, conhecer, os tipos de textos (descritivos, narrativos, dissertativos, mistos entre outros), pois há um motivo muito importante para eles: escrever bem para o colega correspondente.

Serão realizadas várias leituras de poemas e cartas de leitores relacionados com correspondências e criações literárias dos próprios alunos. Ainda serão realizadas leituras na sala de aula de livros e textos dos diferentes gêneros literários (conto, novela, teatro, romance, poesia) e textuais (descritivos, narrativos, dissertativos, mistos e carta de leitor).

Outro ponto forte deste projeto é o favorecimento do bom relacionamento entre os alunos e o resgate de valores éticos como a comunicação saudável (respeito e amizade) entre os mesmos.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos.” Provérbios de Salomão 16:3

Fonte: Bíblia Sagrada

CRONOGRAMA