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Projetos desenvolvidos no semestre





Saúde e alimentação


Prof. Rosy, Maria Torres e Nazaré


Justificativa:

Os seres humanos, assim como os demais seres vivos, precisam de cuidados especiais para crescerem e se manterem saudáveis. Sendo a escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas por esse projeto de Saúde e Alimentação é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação de hábitos de alimentação saudável a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece.

Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.

Através desse projeto os alunos terão a oportunidade de aprenderem sobre digestão, nutrientes e dieta equilibrada. Para tanto o professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde



Objetivo Geral



Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.



Hipótese

A alimentação é um dos fatores que contribuem para que as pessoas tenham uma vida saudável?



Público:

Este projeto é destinado ao 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.



Duração:

Ele pode ser desenvolvido em 60 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados.



Metodologia



• Pesquisar em livros,revistas, internet, sobre saúde alimentação;

• Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;

• Construção de um painel mostrando a pirâmide alimentar;

• Confeccionar álbum dos alimentos;

• Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;

• Apresentação realizada pelos alunos de como deveria ser uma refeição saudável;

• Passeio ao supermercado ou sacolão do bairro;

• Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;

• Distribuição de panfletos com receitas de uma refeição equilibrada. Assinado pela nutricionista.





• Recursos:

Humanos

Livros de literatura infantil;

Revistas;

Textos diversos;

Aparelho de TV, DVD e filmes;

Rádio e CDs;

Tintas, pincel, papéis diversos, cola, tesoura;

Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);

Fantoches;

Jogos;

Alimentos para degustação;

Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;

Cronograma

Atividades Agosto Setembro Outubro novembro

Escolha do tema e elaboração do projeto. x



Apresentação do projeto para os alunos.

Desenvolvimento do projeto e suas respectivas atividades,

Pesquisas e confecção de materiais

Apresentação da feira de Ciências





Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas e na apresentação da Feira de Ciências.